sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O Chade

   Chade (em Idioma francês: Tchad, em Idioma árabe: Tshad), oficialmente, República de Chade, é um país sem saída ao mar localizado na África Central. Limita com Líbia ao norte, com Sudão ao este, com a República Centroafricana ao sul, Camerún e Nigéria ao sudoeste e com Níger ao oeste. Chade encontra-se dividido em três grandes regiões geográficas: a zona desértica do norte, o árido cinto de Sahel no centro e a sabana sudanesa fértil ao sul. O lago Chade, pelo qual o país obteve seu nome, é o corpo de água maior em Chade e o segundo maior da África. O ponto mais alto de Chade é o Emi Koussi no deserto do Sahara. Yamena, (N'Djamena) é a capital e a cidade maior do país. Chade é o lar a mais de 200 etnias. O árabe e o francês são os idiomas oficiais, enquanto as religiões com mais seguidores no país são o islão e o cristianismo. 



 

Cultura


   Devido a seu grande variedade de idiomas e povos, Chade possui um rico património cultural. O governo de Chade tem promovido activamente a cultura e as tradições nacionais abrindo o Museu Nacional de Chade e o Centro Cultural de Chade. Ao longo do ano os chadianos celebram seis festas nacionais e duas festas movibles que incluem a festividade cristã da segunda-feira de Pascua e as festividades muçulmanas de Eid ul-Fitr, Eid a o-Adha e Eid Milad Nnabi.
   Quanto à música, os chadianos tocam instrumentos como o kinde, um tipo de harpa de arco; a kakaki, um corno longo facto de estaño; e o hu hu, um instrumento de sensatas que utiliza porongos como altavoces. Outros instrumentos e suas combinações estão mais vinculados a grupos étnicos específicos: os sara preferem apitos, balafones, harpas e tambores kodjo; enquanto os Kanembu combinam os sons dos tambores com os de instrumentos de vento.



O artesanato típico de Chade está em tapetes de lã e tecidos de um formoso colorido. Também trabalham-se o artesanato em metais preciosos como o ouro ou a prata e objetos de couro como bolsas e sandálias sem esquecer a cerâmica


Pontos turísticos
 

Abéché: Uma cidade fascinante de aparência oriental, com mesquitas, ruas estreitas, mercados antigos e prédios delapidados.

Maciço de Ennedi: Localizado no nordeste do país possui formações rochosas de formatos intrigantes, abriga conjuntos de pinturas rupestres de importante valor arqueológico e grupos de animais isolados pelo deserto circundante, que se mantém graças aos poucos riachos que afloram na região. Próximo ao Maciço, a cidade de Fada, um pequeno oásis com 5.000 habitantes, dá suporte ao poucos turistas que chegam lá.





Sarh: Capital da região sul, possui uma vida noturna bastante agitada, sendo um dos lugares mais agradáveis do país. Para quem gosta de um pouco de liberdade, é possível alugar uma bicicleta e passear pelo mercado central ou ir até o museu da cidade.


Referência 
Referência [2] 

Um comentário:

  1. Parabéns, o trabalho está muito bom e tenho a certeza que se irá tornar numa grande ajuda para quem quiser saber mais do pais

    ResponderExcluir