sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O gênero musical

    Um gênero musical é uma categoria que reúne composições musicais que compartilham diferentes critérios de afinidade. Estes critérios podem ser especificamente musicais, como o ritmo, a instrumentação, as características armónicas ou melódicas ou sua estrutura, e também se basear em características não musicais, como a região geográfica de origem, o período histórico, o contexto sociocultural ou outros aspectos mais amplos de uma determinada cultura.
    Os géneros a sua vez dividem-se em subgêneros. Em alguns gêneros determinados como o flamenco o termo subgênero se substitui por outro que determina a cada uma das variedades denominando de uma forma própria, neste caso paus. Uma composição musical pode ser classificada dentro de vários de um género, e é expressar através do estilo concreto do artista. Nos casos em que esta multiplicidade de gêneros resulta evidente dentro do estilo do artista, ou é um objetivo procurado pelo compositor, costuma se falar de música de fusão, que se se chegam a generalizar o suficiente podem chegar a formar géneros de fusão praticamente independentes.





A diferença entre estilo e gênero musical

    Existe certa confusão entre a termos estilo musical e género musical. Um estilo musical é o carácter próprio que dá a suas obras um artista ou um músico.
Quando um estilo se diferença o suficiente e se generaliza em diferentes obras e múltiplos artistas que tomam rasgos comuns entre sim se forma uma categoria que se denomina gênero musical (exemplo: a rock é um gênero musical de ritmo muito marcado).


                                                    (Banda americana Orson) 


    Em outro sentido o termo estilo também se pode utilizar para definir ao conjunto de características específicas no caso de que se refira em concreto àquelas que individualizam a tendência de uma época.

Eslilos musicais brasileiros

    A Música do Brasil reflete a diversificadade cultura da nação. Alguns dos gêneros musicais populares originários do Brasil mais conhecidos são principalmente o Samba, o Choro, a Bossa Nova, um dos gêneros musicais brasileiros mais conhecidos em todo o mundo, e a Música Popular Brasileira


 


Nara Leão, Sílvio Caldas e Carlos Lyra no programa Renner Brasil, TV Excelsior, São Paulo, maio de 1963















     Como chorões podemos destacar Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo e Altamiro Carrilho  de sambistas podemos destacar o exemplo de  Cartola e Noel Rosa.
    Da Bossa Nova destacamos Tom Jobim, Vinícius de Moraes e João Gilberto. 

Pixinguinha

 
Cartola
Tom Jobim